No final de 2016 participei do Investir USA PRO 2016 em Orlando, Estados Unidos. Sempre com bons momentos para aprendizado, networking e business, além, é claro, de visitas técnicas e passeios. Mais de 100 empresários e profissionais do mercado imobiliário do Brasil, Colômbia e Venezuela participaram da missão. Orlando recebe cerca de 60 milhões de visitantes anuais, atraindo muitos investidores internacionais. Com a crise no Brasil, investidores brasileiros buscam alternativas também em território americano.

O primeiro dia no Lake Nona Medical City aconteceram palestras organizadas pelo Escritório Internacional da Flórida. As apresentações, em espanhol, foram ministradas por Irma Donastorg Stenman e Enrique Gonzalez. A comissão de desenvolvimento e econômico do metrô de Orlando foi tema da abordagem de Stenman. Já o advogado Gonzalez, parceiro na Fragomen Immigration, falou sobre imigração e como investir na América.

Em Providencia, Davenport, Flórida, todos passaram para ver com mais detalhamento residências de férias e o Park Square, uma vila de casas. À noite no Florida Festival foi abordada palestra em português sobre o processo de compra ministrada por Leandro Teles. O segundo dia começou com debate ministrado por Paulo Bethencourt Neto e terminou com o  seminário “Próximos Passos & Parcerias” com Jose l. Collado.

Seguindo a business trip nos Estados Unidos, novamente, participei da Realtors Conference & Expo, maior evento do segmento imobiliário nos Estados Unidos. Esta edição 2016 aconteceu em Orlando, Flórida, de 04 a 07 de novembro. A edição de 2015 foi em San Diego, na Califórnia, onde também prestigiei.

A conferência é promovida pela National Association of Realtor (NAR), instituição que detém mais de 1 milhão de filiados. Os eventos reúnem anualmente mais de 20 mil profissionais do segmento, com cerca de 100 sessões de capacitação, ministradas por palestrantes, instrutores e especialistas da indústria imobiliária renomados, que discutem tópicos atuais e questões críticas de valor para os REALTORS. Quase 400 expositores apresentaram as mais recentes ferramentas para profissionais imobiliários.

O tema da conferência deste ano, “Educar, Inovar e Comemorar”, incentivou os corretores de imóveis a se educarem sobre as tendências do mercado e as principais questões imobiliárias, aprender sobre as últimas tecnologias e inovações que afetam a indústria e a comemorar outro ano de crescimento positivo nos Estados Unidos.

Assistir e participar de sessões educativas e informativas com palestrantes internacionalmente reconhecidos, formadores e especialistas da indústria; atual mercado mundial do construbusiness; parcerias de investimentos internacionais; atualização econômica e mercados como alvo de investimentos estrangeiros; núcleos urbanos e sistema Internacional de Marketing é bastante agregador.

Entre os diversos palestrantes e autoridades estava o ex-conselheiro econômico do presidente Barack Obama e membro sênior do Urban Institute, Jim Parrott. Da palestra do general americano Colin L. Powell a uma noite de REALTORS no Universal Studios, todos presenciaram ilimitados networking e encaminhamento de oportunidades de construbusiness, incluindo eventos especiais, networking lounges e expo show!!!

Orlando 2

Desde a experiência, sugiro 5 Lições e Insights para ajudar empresários nos negócios em 2017:

  • Aprenda a construir um negócio à moda antiga também SEM tecnologia! Sim, o insight aqui é desprenda-se também do TI. Claro que a tecnologia é imprescindível e fundamental, mas um negócio imobiliário de sucesso requer “alto toque” de habilidades pessoais de vendas, motivação e ação. “From Rags to Riches Without Technology!” . Lembre-se que o artesanal é sempre mais valorizado que o industrial em série. Pense “à moda antiga” usando as diversas tecnologias adequadamente com segurança. Outra questão é a desvantagem de confiar demais na tecnologia, fique atento às questões de segurança de dados nos vídeos de Juanita McDowell, Craig Grant e Alex Camelio que dão dicas como se proteger contra hackers.
  • Economize tempo usando a tecnologia! Se construir um negócio pode ser feito a base de habilidades pessoais à moda antiga, faça a tecnologia facilitar seu dia a dia tirando o máximo de proveito do seu smartphone, gerando leads e fechando mais negócios. “A Day in the Life of a Mobile Savvy Real Estate Professional” – por exemplo: o Evernote permite fazer anotações de voz, texto ou imagens. Qualquer registro poderá ser acessado através do próprio programa, seja no computador ou dispositivo móvel. Vários outros aplicativos são fundamentais no cotidiano: Dropbox/Google Drive, Foursquare, Google Maps, HP 12C, Google Calendar, MailChimp, além do CRM da companhia e portais imobiliários.
  • Use o código de ética. O Código de Ética deveria ser o “GPS” da atuação no mercado imobiliário. Os americanos sabem bem usar o poder do código para gerar, ainda mais, credibilidade. Não perder o caminho na condução de seu negócio e manter sempre a confiança de seu cliente em alta. Poucos profissionais conhecem e exercem o artigo: “Art. 6o – É vedado ao Corretor de Imóveis: I – aceitar tarefas para as quais não esteja preparado ou que não se ajustem às disposições vigentes, ou ainda, que possam prestar-se a fraude*; Utilize plenamente o poder do Código e aplique isso em transações todos os dias.
  • Construa uma equipe vencedora! Profissionais de excelência que atingem o sucesso sabem que sozinhos o caminho é bem mais difícil. Organizar sistemas de contratação para encontrar talentos e garantir que os mais capacitados e brilhantes profissionais façam parte de sua equipe é o desafio. Crie perfis de trabalho, identifique comportamentos essenciais para seus profissionais e conduza entrevistas assertivas criando oportunidades de crescimento. “Building a Winning Team”. A principal dica é: fale com muita gente “entrevistando muitos profissionais”, mesmo que não precise preencher posições.
  • Gerencie Propriedades imobiliárias no piloto automático! As empresas mais bem sucedidas não dependem de pessoas para o seu sucesso, eles dependem de sistemas – “Systematizing for Success”. Esta afirmação pode ser um pouco demasiada, mas sabemos que sistematizar roteiros ou instruções permitem que seus processos sejam repetidos, duplicados e executados por qualquer pessoa. Os sistemas tornarão o negócio de gerenciamento de propriedades escalável, aumentando o valor de sua empresa, tirando a pressão dos membros de sua equipe, protegendo-o de responsabilidade, reduzindo a dependência de um ator específico deste processo, criando clareza a organização de sua equipe, ou seja, “Run Your Property Management Business on Autopilot”.

Foi uma oportunidade muito proveitosa, tanto no aspecto empresarial quanto pessoal. Viagens corporativas sempre agregam insights com os conteúdos adquiridos às nossas empresas, além de um networking bastante profissional.  A dica para 2017 é o Salão do Imóvel na Alemanha e a próxima conferência NAR´s em Chicago, no estado de Illinois. Estarei presente em ambos. E você? Happy 2017!

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Agradecimentos especiais ao convívio e aprendizado nesta missão EUA à: Daniel Rosenthal, Presidente da Taurus Group e Representante Internacional da Lennar no Brasil, Antônio Carlos Ramos, Diretor da Re/MAX Colina – SP, André Camazano, Consultor Imobiliário – RJ, Paulo Roberto de Oliveira, Diretor Comercial da Tantus Corretora de Imóveis de Curitiba/PR, Rony de Lima Meneses, Diretor Executivo no Portal Publicidade Imobiliária – SP, Carlos Eduardo do Canto, Diretor da Imóvel Magazine e Edvaldo Corrêa – Consultor e Diretor Executivo da Pioneira da Costa Construção e Incorporação no Sul do Brasil. – See more at: http://www.bauler.com.br/home/missao-eua-licoes-do-investir-usa-pro-2016-e-realtors-conference-expo-2016/#sthash.TRz683ot.dpuf