Participar do maior evento de Real Estate do mundo foi um privilégio. De 13 a 16 de novembro de 2015, aconteceu em San Diego, Estados Unidos, a Realtors Conference & Expo, evento organizado pela National Association of Realtors(NAR) com 1,2 milhões de associados e que gerencia a maior rede de imobiliárias interligadas por MLS – Multiple Listing Service.

A conferência reuniu mais de 25 mil pessoas, sendo duas mil estrangeiras. Os números são impactantes e diante da vasta programação – mais de 80 palestras e painéis -, a feira de exposições foi o ponto alto pela possibilidade de presenciar as inovações tecnológicas e trocar experiências riquíssimas nos momentos de networking.

Minha concentração naturalmente foi para os painéis sobre Gestão Empresarial e Empreendedorismo imobiliário, mas diversos temas foram abordados, de específicos a abrangentes, como: “Impressionando clientes e fechando negócios”, “Identificando os problemas emocionais de inquilinos” ou até mesmo “Como usar um drone em seu negócio imobiliário”.

Gestão Empresarial

Na palestra “Cashing Out: Planning An Exit Strategy for Your Business”, Chandra Hall apresentou múltiplas estratégias para vender ou transferir o negócio imobiliário, incluindo um plano de sucessão simples, bem como formas de valorizar o seu negócio e determinar as opções de renda de aposentadoria residuais. Como os empresários devem preparar a sucessão de suas empresas imobiliárias e preparar a “aposentadoria” como corretor autônomo? A sugestão é que devem “transferir relacionamentos e não banco de dados”. Chandra Hall ainda sustentou sua argumentação em duas importantes condições para um negócio ser vendável ou transferido com sucesso (Sellable business):

  • Ter sistemas concretos para: plano de negócios, finanças, sistemas de comunicação, plano de marketing, sistemas para clientes atuais e antigos, bem como novos candidatos (leads), sistemas de compra e venda.
  • O valor está nas relações – desenvolver um programa de transição (não apenas vender uma lista de clientes) e a definição de seu papel na passagem bem como o perfil do futuro gestor da carteira.

 Gestão de marcas e Branding imobiliário

 Ashton Gustafson na apresentação “Branding Development: Making Your Mark In Your Market” falou sobre banco de dados, sistemas e processos para descobrir maneiras de comercializar a marca local. Discorreu também sobre a importância de viver e servir o mundo com uma história melhor, onde a marca deve ter um sentido mais amplo, uma história relacionada em prol da comunidade e entorno do negócio, buscando:

  • Ser diferente e não uma “mercadoria comum” (commodity);
  • Construir a sua marca através da experiência (expertise, know-how);
  • Compartilhar a sua marca através da mídia social marcando presença com depoimentos (testimonials social media).

 Recursos Humanos

Duas apresentações também ganharam bastante elogios dos congressistas: “Mastering Your Recruiting Interview”, com David Knox, e “5 Stage Formula to Recruiting Mastery” ministrada por Jackie Leavenworth. Ambas enfocaram muito o tema do recrutamento e seleção e a realização de entrevistas. Excelente conteúdo especialmente para os profissionais de RH.

Inovação e Integração

Linda Rottenberg ganhou muitos aplausos com a palestra “(Spotlight): Embracing the Entrepreneurial You: Crazy is a Compliment”. A palestrante está entre as 100 mulheres mais inovadoras do século XXI e – segundo a revista Time – é uma das maiores especialistas mundiais em empreendedorismo e oportunidades de negócio em mercados emergentes. “Se você não está sendo chamado de louco, provavelmente não está pensando grande o bastante”, salientou Rottenberg.

Conhecedora do mercado latinoamericano – em particular o brasileiro -, citou o momento da crise financeira no Brasil, assim como a oportunidade de encontrar inovações e novos empreendedores. “Quando economias caem, empreendedores sobem”, relatou a “La chica loca”, como é conhecida por grandes investidores na região. Também fez uma analogia entre a situação brasileira com a história de Walt Disney. O empreendedor do entretenimento americano que, durante viagem de trem em 1928, após saber que havia perdido os direitos de seu personagem “Oswald the Lucky Rabbit”, criou o “Mickey Mouse”.

“A crise gera criação. Não gosto da palavra equilibrar a vida com o trabalho, mas, sim, integrar uma vida com o trabalho!”, concluiu Linda seu discurso motivador dirigido àqueles que viajaram com o desejo de alçar novos voos e assumir riscos.

Novidades da NAR

Um serviço útil da conferência é a aquisição completa dos painéis (em inglês sem tradução) direta na plataforma da NAR, bem com a lista de todas as palestras. O link para download dos conteúdos é www.playbacknar.com/2015-realtorsr-conference.html . Aliás, para quem quiser se programar, este ano, entre 01 a 03 de novembro, acontecerá um pré-evento para a delegação brasileira. Oficialmente a Realtors Conference & Expo será de 04 a 07 do mesmo mês em Orlando, na Flórida.